A Bradar é uma empresa pertencente ao grupo Embraer Defesa e Segurança, criada no início de 2011 para liderar o processo de fortalecimento da indústria brasileira de defesa e segurança. Beneficiando-se da grande experiência acumulada pela Embraer S/A ao longo dos seus 42 anos de existência, a Embraer Defesa e Segurança detém grande capacitação em gestão de integração de tecnologia e sistemas, estando credenciada a diversificar e investir em outras áreas no setor de defesa, com foco nas prioridades do Brasil.

Por conseguinte, a Embraer Defesa e Segurança tem implementado estratégia através de parceiras em áreas críticas de conhecimento, tais como comando e controle, radares e veículos aéreos não-tripulados (VANTs).

No dia 15 de março de 2011, a Embraer Defesa e Segurança assinou o contrato de compra de 64,7% e, posteriormente, 90% do capital social da divisão de radares da OrbiSat da Amazônia S/A, implicando na cisão da OrbiSat em duas empresas: a Bradar Indústria S/A, com foco em radares de defesa e sensoriamento remoto; e a outra atuando no segmento de equipamentos eletrônicos, com sede em Manaus/AM, a qual continuou sob controle dos antigos proprietários. Para detalhes, leia o Press Release da Embraer, divulgado em março de 2011.