Radar OrbiSAR

A Bradar oferece equipamentos de última geração, com soluções in-house. É líder em tecnologia de radares tridimensionais, vigilância aérea e marítima, detecção de subsidência e de movimento, mapeamento sísmico e é o único provedor do mais avançado radar multipolarimétrico interferométrico de abertura sintética, operando nas bandas X e P para o levantamento dia e noite, em áreas cobertas ou não por nuvens ou chuva.


A empresa, reconhecida como produtora de mapas precisos, foi responsável por mapeamento da mata e do solo sob a vegetação da Amazônia brasileira, mediante a medição de biomassa da floresta natural e secundária e a detecção de subsidência e detecção de movimentos sísmicos, com uma precisão de 3 mm.


A Bradar é responsável pelo desenvolvimento e implantação de projetos grandes para defesa, monitoramento do meio-ambiente e desenvolvimento sustentável do Brasil, tais como:


  1. Mapeamento da Floresta Amazônica

    Desde outubro de 2008, a Bradar é responsável pelo mapeamento de mais de 18 milhões de km² de florestas densas, cobertas por nuvens, através de sensoriamento remoto com radares InSAR operando em bandas X e P.

  2. Cálculo automático de biomassa

    Devido a importância do comércio de carbono, a Bradar, junto com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) desenvolveu um sistema que permite o cálculo de biomassa de florestas naturais e secundárias, com base na recompilação dos dados InSAR.

  3. Monitoramento do meio-ambiente

    Os radares InSAR da Bradar podem monitorar uma área de 5 milhões de km² com uma resolução de 10 metros em até cinco dias, permitindo a detecção de atividades desconhecidas ou ilícitas.

  4. Vigilância de Espaço Aéreo em baixa altitude

    A Bradar desenvolveu a tecnologia de ponta em sistemas de radares tridimensionais para vigilância e a aquisição de alvos em até 60 km (Radar SABER-M60), projetado para integrar o controle de tráfego aéreo, sistemas antiaéreos de defesa em baixa altitude, vigilância de fronteiras e o combate ao tráfico de drogas e armas.

    Atualmente se encontra em fase de desenvolvimento o radar SABER-M200, um sistema de vigilância por radar de médio alcance para todas as condições climáticas e ambientais para a detecção e rastreamento de alvos aéreos, mísseis, helicópteros, veículos aéreos não tripulados e outras ameaças a baixa altitude dentro de um ângulo de 70º com a linha do horizonte, a uma distância de até 200 km.

  5. Mapeamento

    O sistema InSAR da Bradar pode executar vigilância aérea de grandes superfícies, com ou sem vegetação, em condições climáticas favoráveis ou desfavoráveis, dia ou noite, monitorando áreas críticas e detectando, em tempo real, estradas, aeroportos ou construções camufladas ou ocultas sob a vegetação da floresta.

  6. Radares em desenvolvimento

    A Bradar iniciou o desenvolvimento do radar de vigilância terrestre SENTIR-M20; o radar tridimensional de longo alcance para vigilância aérea primária e secundária SABER-M200; e a miniaturização do OrbiSAR para aplicações em veículos aéreos não-tripulados (MiniSAR), entre outros projetos.



A Bradar, reconhecida por seus produtos e serviços de alta qualidade, executou trabalhos na Suíça, Venezuela, Panamá e Alemanha, e possui em sua carteira de clientes as maiores empresas brasileiras, assim como a Força Aérea Brasileira e o Exército.


Continuamos a investir em programas internos de pesquisa e desenvolvimento, buscando servir nossos clientes com soluções de ponta, adaptados às suas necessidades e sempre prontos para parcerias em longo prazo.